Tem bottons e buttons. Metal fundido com alto ou baixo relevo, resinados... Mas os meus preferidos são do modelo mais clássico, o super prático botton estilo "Americano". 

Pra se fazer é fácil e descomplicado, algo que em poucos minutos qualquer interessado aprende e sai produzindo. Necessita-se apenas de uma simples prensa manual. Ele já vem com o fecho de segurança (vulgo alfinete) acoplado e tem uma película de polietileno brilhante (vulgo plástico) que serve como proteção. Basicamente é decorado com impressão digital.

O formato é circular, o tamanho depende da matriz, varia entre 2,5 e 5,5 centí­metros.
Sempre que vejo alguém vendendo, compro um. O valor cobrado é geralmente pequeno.

Mas, "pra não dizer que não falei das dores", destaco agora uns detalhes sutis que as vezes não são levados em conta pelo pessoal que fabrica bottons. A impressão digital... E não estou me referindo aquela marca que a gente deixa com o dedão na delegacia quando o guarda nos flagra dormindo na praça!

button

Primeiro

Na tentativa inútil de querer economizar tinta, um ou outro bottonzeiro (termo que inventei agora pra definir quem produz bottons) não faz a arte de maneira que a cor predominante ocupe toda a superfície do citado ornamento, incluindo também as laterais, dando uma continuidade do desenho. Deixam bordas brancas no bottom, que acabam deixando-o com um aspecto incompleto.

Segundo

Também querendo economizar, o infiel amigo, mal fabricante do enfeite de lapela... Faz-nos o desfavor de imprimir a arte em um sulfite e numa impressora de inferior qualidade. Então quando feliz e faceiro abottonado (termo que inventei agora para definir quem usa bottons) toma uma chuvinha e já perde com o desenho, sende este destruído pela ação da água na incompatível impressão mal feita.

Portanto afirmo com veemência que os melhores e bem duradouros bottons são os que o fabricante se importa em imprimi-los com um papel de qualidade (couché) e em uma impressora de qualidade (laser ou jato de cera).
Como uma A4 comporta dezenas de desenhos, não é justificável que deixe de se investir numa impressão decente e durável. Qualquer bureau/copiadora pode terceirizar o serviço a um valor relativamente baixo. E se a demanda for muito grande, aí sim que não se justifica a falta de investimento em um equipamento de primeira linha.

Tem bottons que por serem feitos com atenção na qualidade persistem na jaqueta por vários anos. A menos que sejam perdidos no meio de um desenfreado pogo.

bottons serigrafia silkscreen policromia