Nesta postagem vou falar um pouco sobre os caloteiros e como evitá-los.
Quem aí tiver alguma história de calote que levou participe nos contando nos comentários.

service without entry
Servicio sin entrada -  service without entry

Em mercados como: Serigrafia, marcenaria, serralheria, etc... Há uma dúvida sobre se tratar de venda de "Produtos" ou de "serviços"... A parte tangível é o produto e a intangível o serviço, pensando deste modo creio que podem se encaixar nestas duas categorias.

Tem a venda do produto em si (Camiseta, Guarda Roupa, Portão...) mas, esse é agregado à uma criação personalizada (Serviço), assim se você executar um serviço pra um cliente e este desistir da compra no decorrer da produção do mesmo, por ser algo individualmente personalizado, dificilmente este produto poderá ser vendido pra outra pessoa.
Se o cliente desiste do negócio, entregando ou não o produto, o prejuízo fica para a empresa. Sabendo que as camisetas estampadas não poderão ser reaproveitadas, qual a maneira mais eficiente de evitar este calote ou inadimplência? 

Definição de calote

Calote
é não pagar uma dívida de forma intencional. Caloteiro é aquele que contrai dívida sem intenção de pagá-la.
Calote é Crime e pode gerar implicações legais!

A diferença entre calote e inadimplência é que o calote é executado de forma previamente intencional, enquanto o indivíduo que fica inadimplente pode tê-lo feito devido outros problemas, como falta de planejamento financeiro ou outro fator externo que o impede de quitar com a dívida adquirida.
 
Para evitar esse aborrecimento o mais usual é utilizar do simples padrão 50x50

O cliente paga 50% do montante (sinal) no momento da solicitação do pedido e se compromete a pagar o restante (50%) na entrega.
Neste caso é coerente que o cliente receba um contrato de execução de serviço ou um simples recibo que formalize o pedido e possa lhe permitir similar garantia. Assim como tem cliente caloteiro tem muito prestador de serviços com má fé também.
Neste contrato de duas vias é bom conter além do valor recebido, detalhes do orçamento, do produto, preço, data, prazos, etc...
Também toda solicitação de alteração deve ser documentada, pode ser formalizada com o pedido de um simples email, portanto é bom salvá-los sempre.
Lidar com pessoas é complicado e o que está no papel ou digitalizado formaliza tudo o que foi consensual durante a comunicação verbal, evitando aborrecimentos e discussões.

Mesmo o método 50%x50% não é 100% infalível, já vi casos onde encomendas com múltiplos pagantes, como formandos ou grupos informais, quererem fazer o restante do pagamento individualizado, ou seja cada um vai pegar sua cota acertando seu equivalente... É diversamente confuso e previsível que não vai dar certo... Se for entregar alguma parte, que não seja a metade, pois desse modo você anulou com o sinal.
Outra situação é quando o cliente é quem te leva o material pra ser impresso, neste caso a cobrança do sinal pode, a meu ver, ser opcional, visto que o material a ser impresso só será entregue mediante o pagamento conforme acordo.
 
 Mais cuidados relevantes

-Sempre emita nota fiscal.
A falta deste documento te deixa sem nenhum amparo se tiver que acionar o comprador.

-Vantagens de pagamento com cartão.
Parcelamento, Carência, sem entrada, com entrada... Todo o risco fica por conta da administradora do cartão, apesar do custo financeiro, esta atualmente é a mais segura forma de pagamento.

-Não venda.
Se tem dúvida quanto ao caráter do cliente, ou se este mostrou maus hábitos em pagamentos anteriores, simplesmente não arrisque.

-Respeite o Cliente.
Mesmo que inadimplente, não faça ameaças ou fuja da formalidade
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, no artigo 42, “Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. 

-Negocie.
Se já levou o calote e o cliente demonstra ter intenções, apesar de não ter condições, de cumprir com o pagamento acordado, tente facilitar a forma de pagamento, aumente o prazo ou outra solução que garanta vantagem pros dois lados.

-Último caso.
Empresas terceirizadas de cobrança podem lidar com o cliente inadimplente.



Conforme vai aumentando o relacionamento o cliente ganha confiança e pode a vir a pedir o vulgar FIADO e dar um calote, neste caso como alerta o jargão popular, você perde o dinheiro e o cliente!
 
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Boas estampadas!