Estas retículas exageradas, diferentes do padrão que estamos habituados, são atualmente as minhas preferidas. Tenho também reparado que na linha serigráfica de algumas marcas famosas o uso destas retículas grandes é usual e de excelente acabamento estético.
As vantagens são a maior facilidade de criá-las, por serem maiores fica menos complicado revelar a matriz, muito bom pro camarada que ainda não saiu do desenho "flat" e tem vontade de passar pra esse segundo passo na serigrafia...

Um aspecto visual que me agrada muito neste uso de retículas de tamanho maior é o duplo efeito da imagem, esta de perto é bem pouco detalhada, o destaque são os enormes pontos que tentam formar a imagem. Mas, visualizado à uma distancia maior, a imagem de meio tom fica tão perfeita quanto uma foto, alterando a percepção por nosso campo de visão, numa ilusão de ótica.
Isso dá personalidade à estampa e chama a atenção do espectador pra este detalhe.

Na prática: Esta estampa da cantora alemã Nina Hagen! foi reticulado artisticamente via software (neste caso com o CorelDraw), depois do download desta foto famosa, dei uma boa melhorada na imagem (reamostrar/limpar/equalizar) Transformando-a também em meio tom (tons de cinza). Essa é uma etapa importante, pois se a foto baixada da net for direto pro papel não dispõe de resolução suficiente, esta deficiência reflete negativamente no resultado final.
Os pontos da retícula podem ser de formatos diversos, redondos, elípticos (ovais)... Transformando em imagem nomocromática no Corel, também temos as opções de linha / em crux / quadrado / fixo 4x4 e 8x8 etc... Disso, pra uma imagem mega original pra utilizar,os na serigrafia, é só um pulo com a imaginação.
Escolhi uns pontos quadrados, com 0º de inclinação pra que ficassem alinhados horizontalmente. Com tamanho de 4 linhas por polegada, enormes. Mas, a imagem tinha um tamanho grandinho também, quase um A2.
O comando é simples. Depois da imagem pronta e selecionada vai em Bitmaps / modo / preto e branco (1bit) / meio tom. Conforme ilustrado abaixo.
No pré-visualizador já vemos como ficará e fazemos as devidas modificações.


No momento de estampar, uma "maquiagem" com as cores primárias, concluíram a rudimentar "policromia".
Um irregular retângulo em cada olho (cyan e yellow) e um batom magenta. 

O material usado foram telas com tecido de 77 fios, emulsão diazóica, rodo chanfrado, mesa fria rígida (sem forro de espuma) e tintas clear para policromia. 

- lpi + tamanho: Um amigo confuso imaginou que as unidades usuais de retículas eram quanto maior, maior... Ledo engano, no nosso caso quanto maior, menor. LPI do inglês que dizer "Lines per inch", ou seja, Linhas por polegada. Imagine que numa policromia têxtil padrão usamos 45 lpi, numa polegada (2,54cm), cabem 45 linhas de pontos de retículas... Se diminuímos o número de linhas automaticamente aumentamos o tamanho da retícula em si. Capiche?
Boas estampadas!!!